OBJETIVO. Analisar parâmetros de tomografia da córnea com Pentacam em pacientes assistidos no Hospital Oftalmológico de Anápolis.
MÉTODOS. Diversos parâmetros adquiridos a partir do Pentacam foram analisados em 180 olhos, e foram avaliadas as diferenças entre grupos com ceratocone, com suspeita de ceratocone e normal. Estes grupos foram determinados utilizando o índice KISA%.
RESULTADOS. O estudo de um grupo de 180 olhos demonstrou que 81,1% dos olhos não tinham ceratocone de acordo com o índice KISA%, 6,1% tinham suspeita de ceratocone e 12,8% tinham ceratocone. Houve uma diferença significativa em vários parâmetros nos pacientes com ceratocone em relação aos pacientes do grupo normal (p < 0,05): ceratometria no meridiano mais curvo (K2), curvatura axial máxima (Kmax), localização da córnea mais fina (PaquiMin), espessura no ápice da córnea (PaquiApice), coordenada Y do local de menor espessura da córnea (LMEy), coeficiente de asfericidade (QV), índice de progressão máximo (ProgMax) e médio (ProgMed), índice Ambrosio Relational Thinnest máximo (ARTmax) e elevação posterior (EP). Em relação ao grupo com suspeita de ceratocone, apenas a Kmax, ProgMax e ARTmax foram estatisticamente significativas em comparação com o grupo normal (p< 0,05).
CONCLUSÃO. A análise tomográfica da córnea com o Pentacam neste estudo demonstrou uma diferença estatisticamente significativa entre os parâmetros do Pentacam em pacientes com ceratocone e com suspeita de ceratocone em comparação com pacientes com olhos normais.
Palavras-chave: Córnea; Ceratocone; Doenças da Córnea; Diagnóstico por imagem; Segmento Anterior do Olho.