Políticas de Seção

TIPOS DE MANUSCRITO

A forma do manuscrito enviado deve enquadrar-se em uma das categorias a seguir. Os limites para cada tipo de manuscrito estão entre parênteses ao final das descrições das categorias. A contagem de palavras do manuscrito refere-se do início da introdução ao final da discussão, portanto, não participam da contagem a página de rosto, abstract, resumo, referências, agradecimentos, tabelas e figuras incluindo legendas. Após os Tipos de Manuscritos, segue os Métodos com a descrição dos diferentes métodos aceitos nos tipos de manuscrito aqui postos.

Editoriais

Os editoriais são feitos a convite e devem ser referentes a assuntos de interesse atual, preferencialmente relacionados a artigos publicados no mesmo fascículo da eOftalmo (limites máximos: 1.000 palavras, título, 2 figuras ou tabelas no total e 10 referências).

Artigos Originais

Artigos originais apresentam experimentos completos com resultados nunca publicados (limites máximos: 3.000 palavras, título, resumo estruturado, 8 figuras ou tabelas no total e 30 referências). A avaliação dos manuscritos enviados seguirá as prioridades abaixo:

  • Informação nova e relevante baseada em estudo com metodologia adequada.
  • Repetição de informação existente na literatura, ainda não comprovada regionalmente baseada em estudo com metodologia adequada.
  • Repetição de informação existente na literatura, já comprovada regionalmente, baseada em estudo com metodologia adequada.

*Não serão aceitos manuscritos com conclusões especulativas, não comprovadas pelos resultados ou baseadas em estudo com metodologia inadequada.

Conduta Baseada em Evidência

Trata-se de revisão sistemática e metanálise. Por meio de uma síntese de resultados de estudos originais, quantitativos ou qualitativos, objetiva responder a uma pergunta específica e de relevância para a Oftalmologia. Descrever em pormenores o processo de busca dos estudos originais, os critérios utilizados para seleção dos estudos incluídos na revisão e os procedimentos empregados na síntese dos resultados. Formatação: texto (máximo de 4.000 palavras), resumo, descritores e referências. Figuras: 20 no máximo. Resumos: até 200 palavras no formato estruturado ou até 150 palavras no formato narrativo. Referências: sem limite.

Vídeos

Com duração máxima de 8 minutos ou 350 Mb, os vídeos deverão ser submetidos na própria plataforma de submissão online. Os formatos aceitos são: MOV, MPEG4, AVI, WMV. Os vídeos deverão estar acompanhados de resumo narrativo de no máximo 200 palavras. Não deverão ter sido publicados, nem ser futuramente enviados a outros periódicos eletrônicos.

Casos Clínicos Discutidos

Inclui trabalhos que abordem questões clínicas ou teóricas, relevantes e inovadoras para o diagnóstico e manejo clínico de problemas ou condições de saúde importantes para a Oftalmologia. Formato do texto: introdução; detalhamento do caso; discussão e referências. Formatação: texto (máximo de 2.000 palavras), resumo, descritores e referências. Figuras: 20 no máximo. Resumos: até 200 palavras no formato estruturado ou até 150 palavras no formato narrativo. Referências: limitadas a 30.

Imagens e Perspectivas

Fotografias, fotomicrografias, estudos radiológicos ou outros estudos de imagem, ou ilustrações de procedimentos que retratam novas características de entidades clinicamente importantes. Texto com até 500 palavras e 5 referências.

Revisão Narrativa de Literatura

A revisão narrativa (ou revisão crítica) apresenta caráter descritivo-discursivo. Deve ter formulação clara de um objeto científico, argumentação lógica, crítica teórico-metodológica dos trabalhos consultados e síntese conclusiva. Formatação: texto (máximo de 4.000 palavras), resumo, descritores e referências. Figuras: 20 no máximo. Resumos: até 200 palavras no formato estruturado ou até 150 palavras no formato narrativo. Referências: sem limite.

Diretrizes e/ou artigos de consenso das Subespecialidades

Exprimem o consenso de Sociedades de subespecialidades sobre determinado assunto ligado à sua área de atuação na Oftalmologia. Terão subdivisões diferenciadas dos demais artigos, a critério do autor. Formatação: texto (máximo de 4.000 palavras), resumo, descritores e referências. Figuras: 20 no máximo. Resumos: até 200 palavras no formato estruturado ou até 150 palavras no formato narrativo. Referências: sem limite.

Atualização

Trata-se de trabalhos que apresentam uma síntese atualizada do conhecimento sobre temas da Oftalmologia. Máximo de 4.000 palavras, excluídos resumo, figuras e referências. Formato do texto: introdução, detalhamento do tema, discussão e referências (limitadas a 30). Figuras: limitadas a 20 no total. Resumos no formato estruturado com até 200 palavras, ou narrativo com até 150 palavras."

Opinião de Especialistas

Pesquisadores com vasta experiência no campo em questão ou especialistas reconhecidos exprimem sua opinião sobre um tema. Inclui trabalhos que apresentem uma síntese atualizada do conhecimento disponível sobre temas da Oftalmologia. Formatação: texto (máximo de 4.000 palavras), resumo, descritores e referências. Figuras: 20 no máximo. Resumos: até 200 palavras no formato estruturado ou até 150 palavras no formato narrativo. Referências: limitadas a 30.

Artigos Publicados Comentados

Inclui textos produzidos a convite do editor, cujos autores comentam artigos recentemente publicados ou que serão publicados em um futuro próximo. Máximo de 500 palavras, resumo narrativo com até 150 palavras e 5 referências.

Controvérsias

Inclui artigos teóricos (produzidos a convite do editor), que expressem a opinião qualificada de um especialista sobre tema da Oftalmologia, que receberá críticas e comentários assinados por até outros três especialistas (também convidados pelo editor) com uma réplica do autor principal. Máximo de 2.000 palavras e 30 referências. Os textos dos debatedores e a réplica são limitados ao máximo de 1.000 palavras cada um.

Contribuições Especiais

Contribuições sobre determinado tema, a critério do editor chefe que, devido à complexidade podem ocupar todo um número da revista. Formatação: texto (máximo de 4.000 palavras), resumo, descritores e referências. Figuras: 20 no máximo. Resumos: até 200 palavras no formato estruturado ou até 150 palavras no formato narrativo. Referências: limitadas a 30.

Resenhas de Congressos da Especialidade

A convite do editor chefe. Resumos ou resenhas sobre congressos ou seções de congressos realizados nos últimos seis meses antes da publicação. A convite do Editor Chefe. As contribuições devem ser referenciadas pelos anais do congresso ou programa final. Formatação: texto (máximo de 2.000 palavras), resumo narrativo com até 150 palavras e descritores.

Cartas ao Editor

Inclui críticas aos artigos publicados em números anteriores ou notas curtas, descrevendo criticamente situações emergentes ao campo temático da Oftalmologia. Opiniões de leitores, apontamentos de erros editoriais, e sugestões sobre a revista são bem-vindos.

 

MÉTODOS

 

São aceitos manuscritos originais, em português, inglês ou espanhol. De acordo com a metodologia empregada, os manuscritos deverão ser caracterizados em uma das seguintes modalidades:

Estudos Clínicos

Estudos descritivos ou analíticos que envolvam análises em seres humanos ou avaliem a literatura pertinente a seres humanos.

Estudos Epidemiológicos

Estudos analíticos que envolvam resultados populacionais.

Estudos de Experimentação Laboratorial

Estudos descritivos ou analíticos que envolvam modelos animais ou outras técnicas biológicas, físicas ou químicas.

Estudos Teóricos

Estudos descritivos que se refiram à descrição e análise teórica de novas hipóteses propostas com base no conhecimento existente na literatura. Estudos teóricos devem, obrigatoriamente, acrescentar novas informações à literatura.

© 2025 Todos os Direitos Reservados