Artigo

Acesso aberto Revisado por pares

0

Visualização

 


Editorial

A mudança necessária!

A necessary change!

Carlos Moreira Júnior

DOI: 10.17545/eOftalmo/2021.0028

Foi com imenso prazer e responsabilidade que, há 7 anos, aceitei o chamamento do Prof. Dr. Milton Ruiz Alves, a época presidente do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, para implantar uma nova revista científica no Brasil. Dr. Milton, com sua fenomenal visão de futuro, orientou que essa revista fosse totalmente eletrônica, que pudesse ser lida, ouvida e vista em todas as mídias eletrônicas. Em poucos meses, com o auxilio inestimável do CBO, implantamos a eOftalmo, uma revista científica eletrônica que procura ser de fácil acesso a todos os oftalmologistas brasileiros.

O trabalho de implantação não foi fácil. O estatuto da revista, a politica editorial, a criação do site eletrônico e a indexação nos órgãos de catalogação científica foi tarefa longa e difícil, mas conseguimos superar os desafios com o auxilio inestimável da minha querida amiga Keila Monteiro de Carvalho, editora associada, e de sua irmã Gelse Monteiro, nossa ex-secretária geral. Juntamente nessas e em muitas outras tarefas, vimos incorporados a nosso grupo os professores Milton Ruiz Alves e nosso decano Harley do Amaral Bicas, que vieram a integrar nossa editoria científica, na qualidade de editores associados. Mais recentemente, juntou-se a esse grupo de editores a Dra. Fernanda Belga Otoni Porto, jovem valor da oftalmologia mineira.

Enfim, chegamos ao volume 7, sete anos ininterruptos de publicações científicas. E será esta perenidade nas publicações que vai nos credenciar para sermos indexados internacionalmente pelo PUBMED. Quero aproveitar a oportunidade e agradecer a todos os presidentes do CBO, que foram parceiros e grandes colaboradores para a implantação da eOftalmo. Agradeço, também, a todos os funcionários do CBO que de alguma forma nos auxiliaram, especialmente a Claudia Moral, secretária dos Arquivos Brasileiros de Oftalmologia, que por hora está acumulando funções com nossa secretaria geral.

Meus amigos, a mudança é a lei da vida! Por isso, a partir deste número e com o sentimento do dever cumprido, passo o cargo de editor-chefe à Dra. Fernanda Porto, que tem todas as qualificações para o posto. Minhas novas responsabilidades como presidente do próximo Congresso Brasileiro de Oftalmologia em Curitiba-2022, e o cargo de vice-presidente do CBO me impedem de continuar à frente desta incrível revista científica. Tenho a certeza de que os colegas editores que permanecem farão um trabalho fantástico.

Com os desejos de um FELIZ 2022 e sempre lembrando aos colegas para enviarem seus artigos e casos clínicos para publicação na eOftalmo, me despeço de todos com meu afetuoso abraço.

 

INFORMAÇÃO DO AUTOR

Conflito de interesses: Declara não haver

Fonte de financiamento: Declara não haver

Conflito de interesses: Declara não haver

Recebido em: 16 de Dezembro de 2021.
Aceito em: 16 de Dezembro de 2021.


© 2024 Todos os Direitos Reservados