Resumo
OBJETIVO: Realizar uma revisão na literatura sobre o uso de óculos de proteção nos esportes e correlacionar com os traumas oculares oriundos da prática esportiva.
MÉTODOS: Pesquisa na base de dados PUBMED com as palavras-chave: óculos de proteção, lentes de proteção, esportes, traumatismos em atletas, trauma ocular e óculos especiais. Dos artigos encontrados, foi realizada uma revisão de trauma ocular nos esportes, com relação ao uso e não uso de óculos de proteção.
RESULTADOS: Foram encontrados 54 artigos sobre lentes de proteção ocular nos esportes até o ano de 2018. Os esportes foram diversificados, sendo que a maioria dos traumas foram contusos, através de um objeto (geralmente bola), de variados tamanhos, ou trauma direto ao olho com partes do corpo e/ou raquetes. Este artigo apresenta através de uma compilação desses dados uma análise do tema na literatura.
CONCLUSÃO: As lesões esportivas oculares são responsáveis por uma grande proporção de atendimentos oftalmológicos, com potencial impacto na prestação de serviços. Reitera-se a importância da conscientização de profissionais de saúde como oftalmologistas e pediatras, assim como de educadores sobre o uso da proteção ocular na prática de esportes, para que se faça uma prescrição correta e alerte ao paciente e responsáveis sobre a importância do uso.
Palavras-chave: Óculos de proteção; Lentes de proteção; Trauma ocular; Esportes; lesão ocular; Baixa visão; Cegueira.