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Editorial

eOftalmo e Educação Continuada dos Oftalmologistas

eOftalmo and Continuing Education among Ophthalmologists

Keila Monteiro de Carvalho

DOI: 10.17545/eOftalmo/2022.0019

O periódico eOftalmo é uma publicação científica trimestral, bilíngue (português e inglês), do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), destinada a oftalmologistas e outros profissionais da saúde. Tem como objetivo publicar artigos de revisão da literatura, de atualização, opinião de especialistas, perspectivas e discussões sobre as diversas áreas da Oftalmologia. 

A aprendizagem ao longo da vida é essencial para o médico oftalmologista em sua prática diária. Portanto cada médico deve procurar um processo personalizado de educação médica continuada objetivando o desenvolvimento das competências clínicas e não clínicas necessárias para a melhor prática clínica em oftalmologia1.

Muitas sociedades médicas e organizações mundiais desenvolveram diretrizes para melhor aprimorar a aprendizagem efetiva ao longo da vida após a residência. Após a formação pós-universitária e a especialização clínica, a educação médica deve continuar como desenvolvimento profissional contínuo (DPC) personalizado, objetivando as necessidades de aprendizagem e aspirações profissionais de cada médico, respondendo de forma simultânea às necessidades da organização de trabalho e em cuidados de saúde pública lançando mão das habilidades e atributos necessários do oftalmologista contemporâneo. Esse DPC demonstrou produzir melhor prática médica e bons resultados para os pacientes2.

O médico especialista oftalmologista deve estar preparado para refletir e avaliar necessidades de aprendizagem relacionadas com novas tecnologias de diagnóstico, terapêuticas inovadoras e alterações na regulação da própria profissão, com repercussão possível no acompanhamento clínico dos pacientes3,4.

Nesse sentido as publicações científicas do eOftalmo mormente os relatos de casos, atendem essa necessidade de atualização dos oftalmologistas.

Os relatos de casos clínicos são um meio de disseminação da informação médica rápida e efetiva pois atraem interesse de médicos em formação assim como médicos já em prática clínica pois divulgam as condutas em doenças diversas. A revisão introdutória do caso clínico já é interessante per si sendo uma maneira efetiva de rever os tópicos importantes relacionados ao caso. São a primeira linha de evidência na documentação de observações clínicas.

Hoje em dia pela necessidade de obtenção de informação rápida e efetiva, considera-se que a leitura de relatos de casos clínicos publicados após revisão por pares do eOftalmo atende o objetivo de educação continuada do médico oftalmologista.

 

REFERÊNCIAS

1. Vinas EK, Schroedl CJ, Rayburn WF. Advancing Academic Continuing Medical Education/Continuing Professional Development: Adapting a Classical Framework to Address Contemporary Challenges. J Contin Educ Health Prof. 2020 Spring; 40(2):120-124.

2. Mack HG, Sandhu SS, Filipe HP. Developing educators for continuing professional development. Can J Ophthalmol. 2016; 51(3):196-200.

3. Filipe HP, Golnik KC, Mack HG. Undertaking Effective Continuing Professional Development Learning Experiences. eOftalmo. 2018:4(2):34-42.

4. Filipe HP, Silva ED, Stulting AA, Golnik KC. Continuing professional development: best practices. Middle East Afr J Ophthalmol. 2014;21(2):134-41.

 

Fonte de financiamento: Declara não haver

Conflito de interesses: Declara não haver

Recebido em: 24 de Junho de 2021.
Aceito em: 31 de Agosto de 2022.


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