Resumo
OBJETIVO: O objetivo deste estudo foi apresentar uma visão abrangente dos transplantes endoteliais, explicando as técnicas realizadas atualmente, vantagens, desvantagens e os principais desafios de sua evolução.
MÉTODOS: Estudo descritivo das principais técnicas de transplante endotelial realizadas, com base nos principais artigos publicados sobre o tema.
RESULTADOS: Existe uma considerável evolução dos transplantes endoteliais nas últimas décadas. Dessa forma, o número de transplantes realizados apresenta um crescente. Apesar dos avanços e vantagens dos endoteliais, a avaliação da qualidade visual dos enxertos preparados ainda é um desafio.
CONCLUSÃO: A análise da interface óptica dos transplantes endoteliais é um dos caminhos para o entendimento da variação da qualidade visual de pacientes submetidos a diferentes técnicas de preparo dos enxertos corneanos. Esta análise poderá ajudar a compreender resultados visuais insatisfatórios com os transplantes endoteliais, apesar do excelente resultado anatômico.
Palavras-chave: Transplante de Córnea, Ceratoplastia Endotelial com Remoção da Lâmina, Limitante Posterior, Epitélio posterior