Resumo
OBJETIVO: Investigar a contribuição da América Latina para publicações na área de Oftalmologia.
MÉTODOS: Foi realizada uma análise bibliométrica utilizando a base de dados SCOPUS através dos periódicos presentes no Scimago Journal & Country Rank, abrangendo todas as áreas temáticas da categoria "Oftalmologia", todos os países, e todos os tipos de produção científica, desde suas respectivas criações até 2023. Os dados foram coletados através da opção "Country/Territory" presente em cada revista do site SCOPUS, armazenados em banco de dados específico e analisados com Microsoft Excel e Numbers.
RESULTADOS: Dos 128 periódicos selecionados pela Scimago Journal & Country Rank, 46 eram de acesso aberto e 82 não abertos, com 489.579 artigos. O Brasil contribuiu com 9.113 artigos, representando 1,86% do total de publicações e 60% da América Latina. A contribuição do país foi de 0,88% para os 10 principais periódicos e de 4,22% para periódicos de acesso aberto. No século XX, o Brasil tinha 993 contribuições em publicações na área de oftalmologia. Nos primeiros 23 anos do século XXI, esse número aumentou para 7.118 publicações.
CONCLUSÃO: A produção científica em oftalmologia na América Latina é limitada globalmente. O Brasil lidera e cresce exponencialmente, mas seus números ainda são modestos em comparação internacional.
Palavras-chave: Oftalmologia; Análise bibliométrica; América Latina; Brasil; Publicações.