Resumo
OBJETIVO: Avaliar o conhecimento sobre o cálculo teórico da refratometria entre profissionais que prescrevem lentes de óculos e desenvolver um novo aplicativo simulador para auxiliá-los nessa tarefa.
MÉTODOS: Um questionário foi desenvolvido e respondido por 51 profissionais selecionados aleatoriamente com o objetivo de avaliar seu nível de conhecimento sobre o cálculo teórico da refratometria, onde foram divididos em cinco grupos de acordo com suas idades. Os resultados referentes ao desempenho de cada grupo foram analisados e um aplicativo simulador (App) denominada HELPER KERATOCONUS, foi desenvolvido, testado e disponibilizado na loja online da Apple.
RESULTADOS: 18 profissionais eram do sexo feminino (35,3%) e 33 (64,7%) do sexo masculino. 27 (53%) completaram a residência em oftalmologia por mais de 15 anos e apenas 4 (7,8%) completaram por 5 a 10 anos. O software foi então desenvolvido e após 30 dias de simulações cegas e aleatórias realizadas envolvendo especialistas voluntários, apenas duas falhas foram detectadas e prontamente corrigidas.
CONCLUSÃO: Evidenciou-se a necessidade de aprimoramento do conhecimento dos profissionais que prescrevem lentes de óculos quanto ao cálculo teórico da refratometria. Portanto, um novo software aplicativo foi desenvolvido e disponibilizado com funcionalidade total para auxiliá-los nessa tarefa.
Palavras-chave: Ceratocone; Erros refrativos; Simulação; Aplicações móveis; Informática médica.