Resumo
OBJETIVO: Comparadas com lentes oftálmicas que não filtram a luz azul, as lentes com filtro azul reduzem os sintomas de astenopia induzida por computador?
MÉTODOS: Foi realizado em estudo clínico prospectivo com 49 voluntários que passavam mais de 4 h diárias utilizando computador (idade, 29,07±5,50; masculino: feminino=18:31). A astenopia digital foi avaliada com questionário. Os participantes responderam ao questionário no uso de lentes oftálmicas sem filtro azul (baseline) e após 4 semanas de uso das lentes com filtro azul (Crizal® Prevencia). A normalidade dos dados foi avaliada usando o teste Shapiro-Wilk. Alterações nos escores dos sintomas de astenopia foram comparadas usando o teste não paramétrico de Wilcoxon e valores de p inferiores a 0,05 foram considerados estatisticamente significativos.
RESULTADOS: Comparadas com lentes oftálmicas que não filtram a luz azul (baseline), o uso das lentes com filtro azul reduziu o escore total de astenopia digital de 17,61±5,51 para 13,78±7,51 (p<0,001).
CONCLUSÕES: A astenopia digital baseline induzida pelo computador foi significativamente reduzida no uso de lentes que filtram a luz azul.
Palavras-chave: Síndrome visual do computador; Astenopia; Fatores de risco; Doenças ocupacionais; Medicina ocupacional.